Hospitalis

RAIO-X

O exame de raios -x é um exame de imagem que pode ser realizado nas mais variadas regiões do corpo humano. Em meio a ele, um feixe de raios -x heterogênico é projetado sobre a parte do corpo em questão que deve ser examinada. 

Basicamente, os raios -x consistem em ondas eletromagnéticas com potencial para atravessar corpos com baixa densidade (como é o caso dos corpos humanos), sendo posteriormente absorvidos para análise. Ao atravessarem o ‘objeto’, seja por meio de detectores digitais ou filmes fotográficos, os raios são capturados e, posteriormente, representados em duas diferentes dimensões para análise do médico em questão.

Nos dias de hoje, o exame de raios -X permite que o profissional de medicina veja por meio dos tecidos humanos. Sendo assim, ele é utilizado para o diagnóstico de cavidades, ossos quebrados e uma grande variedade de enfermidades. 

Por muito tempo, o exame de raios -X foi considerado perigoso pelas suas altas doses de radiação. Porém, com o avanço da tecnologia, ele vem se tornando cada vez menos nocivo. 

Saiba mais

O primeiro passo para que o exame possa ser realizado é o seguinte: tanto o equipamento do exame como o próprio paciente devem se posicionar de modo a fazer com que a parte do corpo que será analisada fique bem exposta. 

Em seguida, o técnico irá trazer ao paciente algumas orientações, que incluem o que ele deve fazer no pré, durante e pós-exame de raios -X (ou mais especificamente, durante o período em que as imagens serão registradas).

Em alguns casos, o paciente é orientado a não sair de uma mesma posição por alguns segundos. Em outros, eles devem prender ao máximo a respiração ou devem respirar fundo – tudo vai depender, basicamente, do motivo pelo qual o exame de raios -X foi solicitado.

Muitos pacientes têm medo de se submeterem ao exame de raios -x com a crença de que eles provocam dor – o que é um grande mito. Na realidade, os raios emitidos não são capazes de gerar qualquer tipo de dor ou incômodo. Eles passam pelo corpo “marcando” uma frágil placa e, em questão de segundos, algumas imagens do local em questão são geradas. 

Vale ainda destacar que o exame de raios -X é um procedimento simples, rápido e indolor. Além disso, as imagens por ele geradas são de altíssima qualidade, o que permite que o médico faça o diagnóstico com maior precisão. 

Tudo vai depender do local onde o exame de raios -X será realizado. Em alguns casos, o paciente deve remover qualquer acessório (como colares, brincos, relógios e até mesmo piercings) e roupa para fazê-lo.

Além disso, em raras vezes o exame é recomendado para as mulheres grávidas. Porém, quando esta é a única maneira, o técnico deve tomar os cuidados necessários para que o bebê não receba a radiação.