TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
A tomografia computadorizada corresponde a um exame bastante preciso. Esse exame é efetuado por meio de raio X. Esse tipo de radiação imagem em alta definição de partes internas do corpo, o que possibilita dessa maneira uma melhor visualização de ossos, músculos e outros órgãos internos do nosso organismo, facilitando assim o diagnóstico dos mais variados tipos de doenças.
A tomografia computadorizada é um exame indolor pertinente para diagnosticar transtornos como doenças que atingem os músculos e os ossos, entre eles podemos identificar alguns tumores ósseos ou fraturas, averiguar a localização exata de um determinado tumor, ou de alguma infecção ou coágulo. Além disso, é válido destacar também que a tomografia computadorizada é útil para detectar e monitorar doenças como, por exemplo, o câncer, algumas doenças cardíacas, nódulos pulmonares ou massas hepáticas e também encontrar lesões ou hemorragias internas.
A tomografia computadorizada é um procedimento bastante seguro e é hoje em dia um dos mais eficientes para a realização de exames, fornecendo imagens com uma definição bastante superior em relação às imagens fornecidas pelos exames convencionais de raios -X. Sendo assim, a tomografia computadorizada consegue detectar com detalhes precisos todo e qualquer tipo de alteração presente nos órgãos e tecidos do corpo.
Saiba mais
Antes de efetuar esse tipo de exame é preciso ingerir um medicamento designado pelo doutor, bem como efetuar um jejum de cerca de 6 horas.
Durante a realização da tomografia computadorizada o paciente deve permanecer deitado sobre uma mesa e, dessa maneira, ele é colocado em uma espécie de túnel. Nesse local ele deve permanecer por cerca de 15 minutos. Além disso, vale lembrar que esse este túnel conta com um espaço bastante amplo e não provoca no paciente nenhum tipo de sensação claustrofóbica ou tensão.
A tomografia é baseada nos mesmos princípios básicos da tomografia convencional, porém conta com uma tecnologia de leitura mais eficiente e que proporciona para o médico uma imagem bem mais nítida das imagens, possibilitando um diagnóstico mais exato.
A vantagem mais evidente da tomografia computadorizada é que ela possibilita uma melhor visualização dos “cortes” transversais do organismo humano vivo, diferente do que é fornecido pela radiologia convencional, que é baseada na representação de todas as estruturas da anatomia humana sobrepostas.
De maneira geral é possível afirmar que a tomografia computadorizada que o médico obtenha imagens de qualidade superior, em que a percepção espacial é visualizada com uma maior nitidez. Além disso, outra vantagem que deve ser salientada é que a tomografia computadorizada consiste em uma melhor diferenciação entre dois tecidos, possibilitando assim, dessa maneira, uma melhor detecção e também o estudo de transtorno que não seriam visualizadas de forma mais nítida nas radiografias convencionais. Além disso, a tomografia computadorizada se mostra mais vantajosa que outros tipos de exames com caráter mais invasivos, o que a torna bastante prática e recomendada.
O resultado da tomografia computadorizada é transmitido no formato de laudo, emitido pelo médico radiologista, que é apto a descrever as alterações detectadas. As imagens obtidas também devem são fornecidas ao paciente, podendo para isso serem impressas ou em um CD.