Hospitalis

CIRURGIA PEDIÁTRICA

A Cirurgia Pediátrica é a área destinada para cirurgias em crianças. Ela é necessária, pois o corpo infantil é muito mais delicado que o de um adulto, exigindo cuidados específicos. Além disso, existem patologias que só acometem a fase infantil, relacionadas a gestação e formação do feto durante esse período, que só um médico especializado em pediatria pode tratar. 

Quem é tratado por esse cirurgião? 

O Cirurgião Pediátrico trata pacientes de 0 a 14 anos, podendo também acompanhar o bebê durante a gestação, se necessário. Este profissional cuida de crianças que nasceram com alguma deformidade ou a desenvolveram durante a infância e que só podem ser sanadas com cirurgia.  

Quais casos são tratados pelo Cirurgião Pediátrico? 

Este profissional cuida de casos de fimose (excesso de pele que compromete o órgão genital), hérnia inguinal (caroço ou inchaço na região da virilha), deficiência nos testículos (má formação, prematuridade, ausência, etc), má-formação cardíaca e de outros órgãos, deformidades, traumatismos e tumores benignos ou malignos. 

Saiba mais

Acompanhando toda a gestação, o cirurgião se mantém preparado para intervir caso identifique nos ultrassons e outros exames alguma deformidade ou problema grave, que necessite operar a criança ainda dentro do útero. 

Cuida do bebê desde o seu nascimento até os 28 dias de vida, principalmente em casos de nascimento prematuro ou que tenham nascido com más formações congênitas. 

Trata casos de bebês ou crianças que possuem más formações e doenças relacionadas a genitália e urinária masculina, sendo um dos principais casos que necessitam do cirurgião. 

As situações traumáticas envolvem casos bem delicados, que podem ser congênitos ou ocorrerem durante o desenvolvimento da criança, colocando sua vida em risco. 

São para casos de crianças que nascem ou desenvolvem tumores benignos ou malignos, necessitando de cirurgia para a remoção do mesmo. 

O corpo da criança é muito pequeno e delicado se comparado ao dos adultos, no qual, para casos de cirurgias internas, em órgãos, tecidos e outras cavidades é preciso que o cirurgião a faça com o uso de uma vídeo câmera e realizar o procedimento de forma precisa.

Vale lembrar, que a cirurgia pediátrica lida com casos simples até os mais críticos. Por isso, se houver a necessidade de intervenção cirúrgica, ela deve ser feita imediatamente, garantindo a saúde e segurança da criança.