Hospitalis

ECOCARDIOGRAMA FETAL

Nos dias de hoje, muitos são os exames capazes de diagnosticar, já no pré-natal, possíveis anormalidades no desenvolvimento do bebê. 

Entre esses exames podemos destacar o ecocardiograma fetal. Também conhecido unicamente como ‘ecofetal’, ele é realizado para observar a saúde do sistema cardiovascular do bebê que ainda está dentro da barriga da mãe. 

Basicamente, o ecocardiograma fetal é realizado do mesmo modo de outros exames cardíacos. Por meio dele, o médico pediatra observa se o coração do bebê – o que inclui suas estruturas, válvulas e câmaras – está funcionando como deveria. 

A seguir, confira mais dicas e informações referentes ao ecocardiograma fetal. 

Atualmente, estima-se que a cada 100 recém-nascidos, 5 tenham algum tipo de anormalidade congênita na estrutura do coração. Desses bebês, porém, apenas 10% têm fatores de risco. Com base nessa informação, o exame se torna ainda mais importante. 

De acordo com a SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia – o exame deve ser feito como exame de rotina em qualquer tipo de gestação. No SUS (Sistema Único de Saúde) o ecofetal só é realizado em mães que possuem riscos de má formação do órgão no bebê. 

Neste caso, é recomendado realizar o exame por fora para ter a certeza de que está tudo bem com a saúde do coração do (a) pequeno (a). 

Saiba mais

Basicamente, a mamãe não precisa se preparar para realizar o ecocardiograma fetal. O exame é simples, rápido e totalmente indolor. O médico pediatra passa um gel na barriga da mãe e, em questão de instantes, um dispositivo gera imagens do bebê ali dentro. 

Diferentemente do ecocardiograma realizado em adultos, o ecofetal é um pouco mais demorado – levando em média 30 minutos para ser finalizado. 

O ecocardiograma fetal é realizado, geralmente, entre a 18 e 24ª semana de gestação. Porém, ele pode ser realizado em qualquer momento (depois deste período) até o final da gravidez. Quanto melhor o bebê estiver desenvolvido, mais claras estarão as imagens para a análise do médico. 

O resultado do exame pode ser dado na hora ou, em alguns casos, o pediatra pode solicitar a repetição do mesmo. 

Outras dicas referentes à realização do ecocardiograma fetal são as seguintes: 

-> Pré-natal 

O pré-natal é de extrema importância. É por meio dele que a mamãe pode ter a certeza – e a tranquilidade – de que está correndo tudo bem com o seu pequeno. Sendo assim, o pré-natal é a maior garantia de que o bebê nascerá cheio de saúde, qualidade de vida e bem-estar. 

-> Importância do questionamento

Assim que o ecocardiograma fetal for realizado, é fundamental que a mamãe questione o médico se está tudo bem. Além disso, durante o ultrassom normal, a mãe também pode perguntar ao médico como está saúde do coração. Se qualquer anormalidade for identificada, o ecocardiograma fetal deve ser realizado o quanto antes. 

-> Histórico 

Se há histórico na família (do pai ou da mãe da criança) de anormalidades congênitas nas estruturas do coração, é fundamental alertar o médico – o que fará com que o ecocardiograma fetal seja solicitado com certeza.