Hospitalis

EXAMES LABORATORIAIS

Os exames laboratoriais, como o seu nome já nos dá a entender, consiste em um grupo de exames/testes realizados em laboratórios. Os principais exames deste tipo você com certeza já fez algumas vezes na sua vida: os famosos exames de rotina, também popularmente conhecidos como ‘exames de check-up’. O principal objetivo dos mesmos é atestar como está saúde do paciente e identificar possíveis enfermidades. 

Exames de sangue, de urina e de fezes são os principais exames laboratoriais. Mas é claro que existe uma grande variedade dos mesmos. A seguir, confira quais são os principais exames laboratoriais:

Saiba mais

Os exames de sangue são feitos após a coleta de amostras sanguíneas do indivíduo. Sua análise é fundamental uma vez que o sangue pode nos dizer muito sobre a nossa condição de saúde. Ele é responsável pelo transporte de componentes e viaja todo o organismo humano. Com ele, é possível identificar uma variedade de doenças que estejam se desenvolvendo em qualquer parte do corpo. 

Os principais exames de sangue, por sua vez, são os seguintes:

-> Hemograma 

O hemograma está entre os exames laboratoriais mais realizados. Ele é o exame que verifica a quantidade de células de sangue no organismo. Entre elas, estão as plaquetas, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e outras. 

-> Exame de colesterol

O exame de colesterol é capaz de conferir o acúmulo de colesterol HDL, LDL e VLDL nos vasos e artérias sanguíneas. Quanto às taxas de colesterol ruim são muito altas, o indivíduo corre o risco de desenvolver diferentes doenças cardíacas – como é o caso de infartos fulminantes, por exemplo. 

O LDL é o colesterol ruim, HDL colesterol bom e VLDL o valor total de colesterol no sangue. Basicamente, o ideal é que o LDL esteja sempre abaixo de 100 mg/dl e o HDL acima de 60 mg/dl. 

Basicamente, esse exame é capaz de identificar infecções no organismo. Além disso, também é utilizado para o diagnóstico médico e biológico de doenças hereditárias e outras. 

Este exame é o que analisa como está o acúmulo de glicose no organismo do indivíduo. Entre os exames laboratoriais, este é o recomendado tanto para o diagnóstico como para o acompanhamento de diabe

A albumina é a proteína de maior importância do nosso corpo, sendo ela encontrada no plasma do ser humano. Ela é a proteína responsável por regular a pressão sanguínea – motivo pelo qual está em abundância em nosso sangue. Ela auxilia no diagnóstico de uma série de doenças, como cirrose, por exemplo. 

Esse exame, por sua vez, visa observar como está saúde dos rins. Uma das principais funções do órgão é remover, naturalmente, impurezas como a ureia e creatinina do organismo. Sendo assim, caso essas substâncias estejam em quantidades elevadas, isso significa que há algum problema afetando os rins. 

  • Exame de cálcio, fósforo, potássio e sódio (utilizado para verificar a concentração de tais minerais no organismo);
  • Exame de ácido úrico: que pode diagnosticar a doença de gota ou cálculo renal;
  • Exame de fezes: utilizado para identificar distúrbios gastrointestinais ou hepáticos, além de sangramentos ou parasitas.