HEMODINÂMICA
A Hemodinâmica é a área que estuda o sistema da circulação sanguínea, ou seja, as artérias e veias que levam o sangue aos pulmões e ao coração.
A especialidade que mais se aprofunda nos estudos de Hemodinâmica é a Cardiologia, mas também tem como principais especialidades a Neurologia e Vascular.
VASCULAR INTERVENCIONISTA
Os procedimentos vasculares intervencionistas têm objetivo de identificar e tratar doenças e anormalidades nesses vasos. Também é um procedimento simples e que possui uma recuperação mais rápida, o acesso é realizado através de um pequeno corte no braço ou na virilha, característica principal para ser um procedimento minimamente invasivo.
EXAMES E PROCEDIMENTOS REALIZADOS
Angiografia digital diagnóstica – Procedimento que avalia as artérias e o fluxo de sangue até o coração.
Controle de hemorragia por meio de embolização vascular – Procedimento que diminui uma hemorragia na veia através de um cateter introduzido pela artéria do braço ou da virilha.
Angioplastia e stent de artérias – Esse procedimento é feito para restaurar o fluxo de sangue das artérias para o coração, através de uma malha de metal que é introduzida na veia onde está localizado o entupimento.
Implante de endoprótese vascular em aneurisma de Aorta – Procedimento minimamente invasivo que normaliza o fluxo de sangue da artéria Aorta, impedindo que a bolsa que forma o aneurisma se rompa, o que pode ocasionar em um sangramento interno.
Embolização de mioma uterino – Procedimento que realiza o fechamento de uma veia que está fazendo com que o tumor evolua, causando então sua eliminação e acabando com os sintomas da doença.
Implantação de filtro em veia cava inferior – É um filtro que impede a passagem de sangue coagulado até os pulmões através das artérias. Esses coágulos podem provocar o tromboembolismo pulmonar.
Tratamento endovascular dos aneurismas – Tratamento realizado pelo interior da artéria. O aneurisma é uma dilatação anormal da veia quando ela está fraca.
– Dr. Emannuel – Vascular intervencionista
NEUROLOGIA INTERVENCIONISTA
Procedimento que mais representa o sucesso na evolução da medicina. Os procedimentos neurológicos intervencionistas são realizados para o diagnóstico e tratamento de doenças como aneurisma cerebral e AVC, popularmente conhecido como derrame.
EXAMES E PROCEDIMENTOS REALIZADOS
Angiografia cerebral – É um procedimento diagnóstico que avalia as paredes das veias e verifica se há obstrução ou dilatação. O cateter é inserido por um pequeno corte feito no braço ou na virilha.
Embolização de aneurisma cerebral – Procedimento cirúrgico que trata uma dilatação nos vasos. Essa dilatação pode acabar rompendo o vaso com o decorrer do tempo, ocasionando uma hemorragia interna.
Angioplastia de vasos cerebrais – Procedimento que estuda e avalia o estado dos vasos cerebrais, ou seja, das veias localizadas em nossa cabeça. Esse exame estuda veias específicas como a artéria carótida e artéria vertebral.
Embolização de malformação vascular e tumores de cabeça e pescoço – É um procedimento que trata malformações cerebrais. É realizado através de um corte mínimo no braço ou virilha.
– Dr. Benedito – Neurologia intervencionista
CARDIOLOGIA INTERVENCIONISTA
A cardiologia intervencionista é uma extensão da cardiologia que estuda as artérias ligadas ao coração. Os procedimentos realizados nessa subespecialidade têm como objetivo diagnosticar e tratar doenças e anormalidades nas artérias
EXAMES E PROCEDIMENTOS REALIZADOS
Cateterismo Cardíaco (diagnóstico) – Tem como objetivo identificar problemas ou doenças cardíacas, inclusive obstruções, ou seja, entupimentos nas artérias do coração.
Angioplastia Coronária percutânea – É o tratamento das artérias obstruídas do coração, que tem como objetivo aumentar o fluxo de sangue. Após eliminar a obstrução, um Stent é inserido para manter a artéria aberta.
Valvoplastia pulmonar, aórtica e mitral – É o tratamento onde é inserido um balão pela artéria femoral, ou seja, pela virilha. Tem como objetivo aumentar o fluxo de sangue para o coração através das válvulas que apresentam defeito, pulmonar, aórtica ou mitral.
Fechamento de comunicações intra-cardíacas com implante de próteses – Procedimento de correção, tem como objetivo implantar uma prótese no coração do indivíduo, através de um cateter introduzido na artéria.
Inserção de Balão Intra-Aórtico – Esse procedimento tem como objetivo introduzir um balão através da artéria femoral, esse balão auxilia no fluxo de sangue para as artérias principais do coração.