INFECTOLOGIA
A infectologia consiste em uma modalidade da medicina responsável pelo diagnóstico, controle e tratamento de enfermidades parasitárias ou infecciosas de modo geral. Enquadram-se doenças causadas por bactérias, vírus, protozoários, fungos e demais micro-organismos.
A seguir, confira quando você deve procurar um infectologista e quais são as principais doenças identificadas e tratadas por essa especialidade médica.
• Quando procurar um especialista?
Muitos são os pacientes que desconhecem o trabalho da infectologia, motivo pelo qual acabam procurando outros médicos quando estão com doenças parasitárias ou infecciosas.
Vamos considerar um exemplo. Geralmente, o paciente com infecção na pele (conhecida como piodermite) busca um dermatologista ao invés de um infectologista. O mesmo serve para as infecções urinárias, que na maioria dos casos são diagnosticadas e tratadas por clínicos gerais.
Basicamente, os pacientes procuram pelo médico especialista no órgão que está com a infecção, e não diretamente o infectologista (o que seria o mais recomendado).
É claro que, em alguns casos, o médico especialista no órgão realmente sabe como proceder para o tratamento da infecção. Mas, em casos de infecções mais graves, o mais indicado é que o médico infectologista seja buscado de imediato.
Saiba mais
De modo geral, a infectologia atua em quatro diferentes áreas clínicas. São elas:
- Vacinação, ou seja, imunização de pacientes (o que inclui não só os recém-nascidos e crianças, como também os jovens e adultos);
- Identificação, observação e tratamento de doenças causadas por parasitas ou infecciosas;
- Controle de infecções hospitalares;
- Aconselhamento no que diz respeito à administração correta de medicamentos antibióticos e antimicrobianos.
Principais doenças
Existem algumas condições que exigem que o paciente busque um médico especializado em infectologia. A seguir, confira quais são as principais delas:
- AIDS/HIV
Pacientes que forem diagnosticados com o vírus HIV (vírus da imunodeficiência humana) devem acompanhar e controlar a condição regularmente com um médico especializado em infectologia.
Além disso, o exame que diagnostica a presença do vírus HIV no organismo também pode ser realizado por esse profissional.
- Febre
Muito possivelmente você nunca tenha procurado um médico infectologista ao se sentir com febre, não é mesmo? Mas saiba que essa é a atitude correta a ser tomada, uma vez que este é o profissional da medicina que possui maior familiaridade no tratamento, identificação e investigação de doenças que causam febre.
Pesquisas divulgadas recentemente afirmam ainda que pacientes com febre dificilmente estão unicamente com essa condição. Na grande maioria dos casos, eles também estão com enfermidades infecciosas “subjacentes”. Além disso, a febre também pode ocorrer em meio a outras doenças mais sérias, tais como doenças neoplásicas ou reumatológicas.
- Hepatites ‘virais’
As hepatites virais também são doenças do tipo infecciosas, uma vez que podem ser causadas por três diferente vírus: o vírus da Hepatite A, B ou C.
Estima-se, atualmente, que algo como 1 a 1,5% da população brasileira tenha hepatites crônicas causadas pelos vírus B e C. Sem o diagnóstico e posterior tratamento, essas condições podem evoluir para câncer hepático ou cirrose.
O médico especializado em infectologia torna-se o responsável por identificar a doença (por meio da aplicação de exames sorológicos) e, em seguida, realizar o acompanhamento, controle e tratamento dos pacientes infectados.