Hospitalis

M.A.P.A

O exame de M.A.P.A – Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial – é o responsável por medir a pressão das artérias do indivíduo, 24 horas por dia e em intervalos de 20 em 20 minutos. Seu objetivo é registrar o comportamento da pressão arterial tanto durante os horários de vigília, como especialmente durante o sono.

Além disso, o exame de M.A.P.A também mede a pressão das artérias em meio a eventuais sintomas que afetem o paciente, tais como dores no peito, tontura, fadiga ou até mesmo desmaios. 

A seguir, confira maiores informações sobre o exame de M.A.P.A. 

Saiba mais

Antes de realizar o exame de M.A.P.A, é fundamental que o paciente tome alguns cuidados básicos. São eles:

-> Tomar banho o mais próximo possível do início do exame 

Isso porque, durante as 24 horas em que o exame de M.A.P.A será realizado, o paciente não poderá remover os aparelhos para tomar banho. 

-> Trazer uma lista com todos os remédios que estão sendo ministrados no momento

O que inclui os horários e as doses recomendadas para cada medicamento. 

-> Se preferir, levar um cinto de casa

O monitor será preso na cintura do paciente por meio de um cinto. Se ele preferir, pode levar um cinto de sua preferência para a realização deste procedimento.

-> Atenção às recomendações médicas 

Antes de realizar o exame, o médico responsável irá lhe alertar sobre a prática de atividades físicas e sobre o uso de certos medicamentos crônicos nas 24h antes do exame de M.A.P.A. Respeite as recomendações!  

No dia programado para o início do exame, o paciente deverá comparecer ao hospital/clínica para a instalação de um equipamento que irá monitorar, durante 24 horas, a pressão das artérias do mesmo. 

O equipamento é simples e conta com um pequeno e leve monitor – sendo este colocado na região da cintura. O monitor é posteriormente conectado a uma braçadeira. 

Durante as 24 horas do dia, o indivíduo terá suas artérias medidas a cada 20 minutos. Sendo assim, a cada período, o monitor “informa” para a braçadeira que chegou a hora de medir a pressão. Em seguida, ela é registrada neste mesmo monitor. 

Passadas as 24 horas do exame, o paciente deve retirar o equipamento no hospital ou clínica em questão. O monitor é retirado de seu corpo e conectado a um computador com um software que irá analisar os resultados e demonstrá-los em formato de gráfico.

Vale lembrar que o exame de M.A.P.A deve ser realizado em um dia normal da rotina do indivíduo. Ele não precisa de folga no trabalho, por exemplo, já que essa atividade faz parte do seu dia a dia e, inclusive, é de grande importância para esta análise. 

Basicamente não há contraindicações para a realização do exame de M.A.P.A. 

Ele só não pode ser realizado em duas situações:

1. Quando o indivíduo possui parkinsonismo, arritmia cardiovascular ou pressão arterial extremamente elevada;

2. Quando a braçadeira não consegue ser adaptada ao braço do indivíduo.