Especialidades

Cardiologia

CARDIOLOGIA


Você costuma prestar atenção em seu coração? O coração humano é um órgão pequeno se comparado à importância de sua função no corpo. Possui cerca de 12 centímetros de comprimento e, nas mulheres adultas, pesa em média 250 gramas. Ele é o órgão responsável por bombear o sangue para todo o corpo, mas como esta é uma função “automática”, que não depende de uma ação consciente para acontecer, as pessoas só dão atenção a ele quando sentem que seu comportamento está fora do padrão normal. E quando isso acontece, a cardiologia entra em cena.


A cardiologia é uma das especialidades da medicina que previne e trata problemas do coração, dos vasos sanguíneos e do sangue. São eles que fazem a distribuição do oxigênio, dos hormônios e dos nutrientes para cada órgão do corpo, por isso é possível entender sua importância e por que é necessário prevenir qualquer sintoma de mau funcionamento do sistema cardiovascular.


Cardiologia Preventiva. Muitas vezes, a prevenção é o melhor remédio.


A Cardiologia Preventiva pode ser feita em qualquer fase da idade adulta, mesmo que a pessoa esteja se sentindo bem. Diversas doenças e problemas no sistema cardiovascular podem ser evitados com cuidados simples no dia a dia. Mas é importante deixar claro que não basta iniciar uma série de cuidados por contra própria, pois cada organismo tem necessidades particulares. O ideal é fazer uma consulta com um cardiologista para conhecer a situação do seu corpo e identificar como o seu sistema cardiovascular está funcionando para, depois, receber as orientações do que fazer para manter a saúde do seu coração em dia.


Alguns hábitos ruins que prejudicam seriamente o sistema cardiovascular são bem conhecidos por todos e podem ser evitados sem que um médico precisasse orientar:


 Tabagismo;

 Excesso de consumo de álcool;

 Alimentação com excesso de gorduras, sal e açúcar;

 Sedentarismo.


E alguns bons hábitos simples podem começar a fazer parte da rotina para ajudar a prevenir problemas cardíacos e permitir ter uma vida saudável e tranquila:


 Verificar a pressão arterial regularmente;

 Verificar o nível de colesterol e açúcar no sangue regularmente;

 Procurar evitar situações muito estressantes;

 Ficar mais atento a estes cuidados caso tenha histórico familiar de pressão alta, diabetes e problemas cardíacos.


É muito importante manter o corpo ativo e forte. Um corpo com boa saúde vem em primeiro lugar para que se possa aproveitar a vida com alegria e tranquilidade. Se for possível prevenir uma doença, não pense duas vezes. Consulte um cardiologista e comece a praticar hábitos saudáveis o quanto antes, não importando a idade. Outros hábitos também são muito importantes, como:


 Aumentar o consumo de frutas, vegetais e grãos na alimentação;

 Beber água durante todo o dia (cerca de 1,5 ou 2 litros no total);

 Caminhar sempre que possível;

 Ter um hobby para relaxar o corpo e a mente.


Cardiologia Curativa


Infelizmente e por diversos motivos, pessoas são pegas de surpresa por algum sintoma de problema cardíaco. Os sintomas mais comuns são:


 Dor no peito;

 Dificuldade para respirar;

 Falta de ar;

 Inchaço nas pernas;

 Palpitações;

 Desmaio sem motivo aparente.


Nem sempre um destes sintomas isolados representam um problema cardíaco, mas quando aparece não vale a pena ficar na dúvida, para que haja chance de cura, é preciso agir imediatamente e procurar um cardiologista ou, se necessário, uma unidade de pronto atendimento.

Nossas Unidades
Barueri
Cajamar
Carapicuíba I - Tâmara
Carapicuíba II - Inocêncio
Itapevi
  • Rua Escolástica Chaluppe,30 Centro
  • 11 3883-3373/4553-6626
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jandira
  • Av. André Vidal de Negreiros,276 Centro
  • 11 4707-2250/4789-3401
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 21h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jd. Mutinga
Osasco I - Helena Maria
Osasco II - Santo Antônio
Pq. dos Camargos
Copyrights © 2016-2019 Hospitalis - Todos os direitos reservados