Cirurgia Buco Maxilo Facial

Ir ao dentista muitas vezes é uma necessidade de higiene e até de vaidade, porém existem muitos procedimentos que são feitos pelos profissionais que afetam diretamente a saúde dos pacientes. Uma cirurgia buco-maxilo-facial precisa ser feita por um profissional da odontologia que seja especializado na área, conhecendo tudo sobre traumas na face e ossos da cabeça. A cirurgia trata de doenças e tumores que possam existir na boca além de corrigir anomalias faciais relacionadas à mandíbula ou ao maxilar, como assimetrias. A cirurgia buco-maxilo-facial também é utilizada em tratamentos como enxerto para reposição de osso e implantes dentários e pode ser um tratamento final para dores faciais, problemas de apneia, ronco e dentes retidos.


É um procedimento complexo, porém muito difundido já entre a classe odontológica. Por tratar de defeitos de nascença, traumatismos, anormalidades de crescimento de ossos do crânio, além de possíveis tumores e deformidades estéticas é muito importante que seja feita por um profissional experiente e especialista. Fique atento para saber se o profissional escolhido para realizar esse tipo de procedimento passou por uma residência cirúrgica hospitalar, treinamento necessário para se tornar um dentista cirurgião buco-maxilo-facial. O treinamento precisa ser de no mínimo 3 anos e depois aprovado pelo Conselho Federal de Odontologia.


Basicamente esse cuidado odontológico trata dores na articulação temporo-mandibular, muito comum hoje em dia em pessoas que possuem uma pequena assimetria ou dismorfismo nos ossos da mandíbula e maxilar, o que ajuda muito na melhora da respiração tanto para dormir, diminuindo apneia e roncos, quanto para os momentos em que o paciente estará acordado, trazendo uma significativa melhora na sua qualidade de vida e disposição. Dormindo melhor as pessoas tendem a produzir mais quando estão acordadas, e por isso a cirurgia é muito importante em todos os casos, desde os menores até os mais sérios.


Vítimas de acidentes que sofrem traumas faciais são atendidas também por cirurgiões buco-maxilo-facial, juntamente com um cirurgião plástico quando preciso. Nesses casos a cirurgia precisa ser reconstrutiva dos ossos, por isso um dentista é necessário e não somente o plástico. Engana-se quem pensa que esse tipo de cirurgia nada impacta no visual, muitas pessoas com assimetrias no maxilar procuram a cirurgia justamente para melhorar a estética, e consequentemente acabam melhorando o sono e todos os outros fatores já apresentados anteriormente. Isso acontece por que quando existem alterações mais sérias nos ossos do crânio apenas o tratamento ortodôntico, ou seja, com aparelhos dentários, não é suficiente para realizar o perfeito encaixe entre os dentes, que além de favorecer uma boa mastigação também protege os dentes e a articulação de sofrerem danos. É importante deixar claro que qualquer cirurgia buco-maxilo-facial é realizada internamente, e por isso não deixa nenhuma cicatriz externa no rosto do paciente.


Geralmente as cirurgias demoram algumas horas e depois de realizada o paciente pode voltar para a casa normalmente, porém fazendo repouso por um período de 15 dias, tomando apenas alimentos líquidos e frios e fazendo uma ótima higiene oral com boas escovas e remédios prescritos pelo dentista. É comum sentir um pouco de desconforto, mas nada alarmante, a sensação de melhora na qualidade de vida já pode ser vista nas primeiras semanas e nada melhor do que isso para saber que valeu a pena passar pelo procedimento.

Nossas Unidades
Barueri
Cajamar
Carapicuíba I - Tâmara
Carapicuíba II - Inocêncio
Itapevi
  • Rua Escolástica Chaluppe,30 Centro
  • 11 3883-3373/4553-6626
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jandira
  • Av. André Vidal de Negreiros,276 Centro
  • 11 4707-2250/4789-3401
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 21h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jd. Mutinga
Osasco I - Helena Maria
Osasco II - Santo Antônio
Pq. dos Camargos
Copyrights © 2016-2019 Hospitalis - Todos os direitos reservados