Especialidades

Cirurgia Vascular

A cirurgia vascular, também conhecida como ‘angiologia’, é uma especialidade medicinal responsável pela operação de vasos sanguíneos (compostos por veias e artérias) ou linfáticos. Sendo assim, a cirurgia vascular pode ser utilizada tanto para o tratamento como para a prevenção e diagnóstico de patologias em geral que afetem os vasos sanguíneos, vasos linfáticos ou o sistema circulatório do paciente.


A seguir, confira quais são as principais doenças que podem necessitar de intervenção cirúrgica vascular.


Basicamente, aneurismas, varizes e até mesmo enfermidades mais sérias, como trombose ou aterosclerose podem necessitar de cirurgia vascular.


A cirurgia vascular pode ser feita de duas diferentes formas: pelo interior de artérias e veias, o que é possível por meio da utilização de stents e cateteres; ou por meio de incisões externas, sendo estas mais básicas e convencionais.


A seguir, confira quais são as enfermidades que podem necessitar de cirurgia vascular para diagnóstico, prevenção ou tratamento.


• Trombose


A trombose, também conhecida como tromboflebite profunda ou apenas como flebite, consiste em uma doença que se manifesta dentro de veias coaguladas.


A trombose é um distúrbio que ocorre nas veias das pernas em mais de 90% dos casos. Ela se manifesta quando o organismo gera trombos sem motivo algum. Esses trombos podem ser gerados naturalmente para que o organismo se proteja em casos de sangramento. Mas, quando a trombose ocorre, ela é causada por um distúrbio – uma vez que os trombos são formados sem razão alguma, ou seja, sem que tenham ocorrido tais sangramentos.


• Aterosclerose


A aterosclerose ocorre quando cálcio, gordura e demais elementos se acumulam nas paredes arteriais. Isso faz com que o vaso se estreite de modo que a sua capacidade de irrigação sanguínea diminua gradativamente.


A enfermidade deve ser tratada por meio de cirurgia vascular logo depois de diagnosticada. Caso o tratamento não seja realizado, ela pode resultar em AVC, morte súbita ou infarto fulminante.


• Aneurisma


A aneurisma é uma doença que ocorre quando as artérias se dilatam de modo anormal. Geralmente, ela é decorrente de outras patologias, como infecções, inflamações, processos degenerativos ou traumatismos.


A enfermidade é silenciosa e dificilmente apresenta algum sintoma – o que a torna ainda mais perigosa. Caso não seja tratada, ela pode gerar uma hemorragia interna e resultar em morte.


• Aneurisma toracoabdominal


A aneurisma torocoabdominal afeta, especificadamente, a artéria ‘aorta’, que é a maior de todo o corpo humano e localizada próxima ao abdômen.


A cirurgia vascular aqui se torna ainda mais importante, uma vez que essa artéria é responsável por transportar sangue do coração para uma grande variedade de órgãos, passando pela região do abdômen e tórax.


• Varizes


As varizes consistem em veias superficiais alongadas, tortuosas ou dilatadas. Elas são causadas, basicamente, pela má circulação sanguínea e afetam principalmente o público feminino.


As varizes, geralmente, apresentam sintomas como: dor, ardência ou queimação nas pernas. Além disso, também as tornam mais inchadas.


Para tratamento de varizes a cirurgia vascular também é realizada. Porém, é recomendado que o indivíduo adote determinados hábitos para que elas não voltem a aparecer. Alguns deles são: alimentação saudável e rica em fibras, tomar bastante água e realizar atividades físicas.


 

Nossas Unidades
Barueri
Cajamar
Carapicuíba I - Tâmara
Carapicuíba II - Inocêncio
Itapevi
  • Rua Escolástica Chaluppe,30 Centro
  • 11 3883-3373/4553-6626
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jandira
  • Av. André Vidal de Negreiros,276 Centro
  • 11 4707-2250/4789-3401
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 21h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jd. Mutinga
Osasco I - Helena Maria
Osasco II - Santo Antônio
Pq. dos Camargos
Copyrights © 2016-2019 Hospitalis - Todos os direitos reservados