Especialidades

Geriatria

A geriatria é a especialidade médica focada em cuidar da saúde do idoso, seja por meio do tratamento de doenças ou de complicações comuns neste período da vida. Nesse segundo caso, o geriatra atua para minimizar os impactos de problemas como alterações da memória, perda do equilíbrio, incontinência urinária, pressão alta, osteoporose, além de lidar com efeitos provocados pelo uso de medicamentos ou exames em excesso.

 

No entanto, o geriatra também pode atuar na prevenção de doenças, em vez de focar apenas em seus tratamentos. Dessa forma, o médico é responsável por tornar o processo de envelhecimento mais saudável e prático para o idoso, preservando uma rotina ativa e a independência do paciente. Além disso, é importante destacar que para idosos que realizam acompanhamento médico com mais de um especialista, o geriatra se faz ainda mais necessário para auxiliar nas medicações e exames. É comum na terceira idade o surgimento das doenças que causam o esquecimento, sendo a principal causadora de demência, a doença de Alzheimer, o geriatra é especializado em alterações cognitivas.

 

Em síntese, o especialista em geriatria é um aliado fundamental para que a pessoa desfrute de uma velhice mais tranquila, pois ele é capaz de compreender as principais alterações na estrutura do corpo e no metabolismo do paciente.

 

Existe uma idade certa para procurar um geriatra?

 

Não existe uma regra específica, mas o indicado é que a partir dos 60 anos já seja feito um acompanhamento geriátrico. No entanto, é comum as pessoas procurarem especialistas em geriatria na faixa etária dos 30, 40 ou 50 anos, principalmente para prevenir complicações originadas na terceira idade.

 

Como o geriatra melhora a qualidade de vida do idoso?

 

O médico geriatra busca melhorar a qualidade de vida do idoso baseando-se em três principais pilares:

 

Abordagem de prevenção: o médico é responsável por educar o indivíduo sobre hábitos saudáveis no momento de transição do indivíduo adulto para idoso.

 

Abordagem de acompanhamento: quando a pessoa já se encontra num processo de senescência e é acompanhado pelo médico de uma forma preventiva.

 

Abordagem de tratamento: a geriatria não é um tratamento, ela é uma abordagem médica aos indivíduos idosos que visa estudar, prevenir e tratar doenças e incapacidades permanentes ou não.


Nossas Unidades
Barueri
Cajamar
Carapicuíba I - Tâmara
Carapicuíba II - Inocêncio
Itapevi
  • Rua Escolástica Chaluppe,30 Centro
  • 11 3883-3373/4553-6626
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jandira
  • Av. André Vidal de Negreiros,276 Centro
  • 11 4707-2250/4789-3401
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 21h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jd. Mutinga
Osasco I - Helena Maria
Osasco II - Santo Antônio
Pq. dos Camargos
Copyrights © 2016-2019 Hospitalis - Todos os direitos reservados