Especialidades

Ginecologia

GINECOLOGIA


A ginecologia é a área da medicina especializada na saúde do sistema reprodutor e urinário da mulher, do qual fazem parte as mamas, ovários, útero e vagina. Aconselha-se que mulheres e adolescentes frequentem o consultório de ginecologia periodicamente, pelo menos uma vez ao ano, para verificar a saúde do organismo.


Quanto mais cedo uma mulher visitar um ginecologista em sua vida, melhor será para seu desenvolvimento. Afinal, um médico especializado em ginecologia poderá ajudar a jovem mulher a conhecer melhor o funcionamento do seu corpo e entender como ele funciona e se comporta nos diferentes estádios da vida. Além disso, também ajudará no diagnóstico precoce de doenças ou condições e indicará os melhores tratamentos possíveis.


A partir da primeira relação sexual a visita a um consultório de ginecologia se faz ainda mais importante, já que auxilia e indica formas de proteção contra doenças, acompanha o amadurecimento dos órgãos e ainda proporciona formas de planejamento familiar.


O consultório de ginecologia pode estar presente em hospitais, clínicas particulares ou clínicas médicas. O ginecologista é o profissional responsável por fazer o exame das mamas para verificar possíveis nódulos, o Papanicolau, que é o exame preventivo contra o câncer de colo de útero e muitos outros exames.


Por isso, é muito comum que mulheres que sofrem de câncer de mama ou em outros órgãos do sistema reprodutor descubram isso ao fazer seus exames preventivos anuais. Quanto antes for dado o diagnóstico, mais chances o tratamento tem de resultar em cura.


Além dos exames de mama e de Papanicolau, o ginecologista também poderá solicitar outros exames como por exemplo um hemograma completo, ultrassom e ultrassonografia. Ou seja, o médico ginecologista poderá fazer uma análise geral da saúde da paciente.


Entre os principais problemas de saúde tratados pela ginecologia, podemos citar:


* infecções urinárias

* incontinência urinária

* prolapso dos órgãos

* cancro dos órgãos reprodutivos

* infertilidade

* dismenorréia


A ginecologia na prevenção de doenças


Uma das melhores formas de evitar doenças é o conhecimento e a prevenção. A ginecologia é uma das áreas mais importantes neste sentido para a saúde da mulher, já que todos os exames realizados são para evitar que qualquer doença grave se instale.


Não é a toa que o exame Papanicolau, é chamado de preventivo e tem como função avaliar as condições do colo do útero e de todo o sistema reprodutor. Através deste exame, é possível encontrar doenças em seu estágio inicial e tratar com medicamentos específicos ou cirurgia.


Mulheres que desejam engravidar também devem procurar um ginecologista com antecedência para verificar como está a saúde, quais as condições necessárias para gerar um bebê forte e saudável e receber dicas de como enfrentar a fase de gravidez com mais segurança.


Especialidades da ginecologia


Além da medicina preventiva, a ginecologia também tem suas especialidades. Há ginecologistas especializados na mama, no tratamento de endometriose, de câncer (oncoginecologia), de miomas uterinos e muito mais.


A obstetrícia, focada principalmente no parto e no pré-natal, também é uma especialidade da ginecologia e primordial para a saúde da mulher grávida e para o bom desenvolvimento do feto.


 

Nossas Unidades
Barueri
Cajamar
Carapicuíba I - Tâmara
Carapicuíba II - Inocêncio
Itapevi
  • Rua Escolástica Chaluppe,30 Centro
  • 11 3883-3373/4553-6626
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jandira
  • Av. André Vidal de Negreiros,276 Centro
  • 11 4707-2250/4789-3401
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 21h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jd. Mutinga
Osasco I - Helena Maria
Osasco II - Santo Antônio
Pq. dos Camargos
Copyrights © 2016-2019 Hospitalis - Todos os direitos reservados