Especialidades

Nefrologia

A Nefrologia é o segmento pertencente da Medicina Interna que é responsável pela saúde dos rins. O médico especialista nessa área se chama nefrologista, e é ele quem dá o diagnóstico e realiza o tratamento das doenças que afetam essa parte do corpo humano.


Assim como a Urologia, a Nefrologia também está voltada para o cuidado do trato urinário. Por conta disso, muitas pessoas acabam confundindo as duas especialidades e procurando o médico errado no momento da necessidade. Para isso, é importante esclarecer a diferença entre um e outro.


A Urologia é uma especialidade cirúrgica que cuida do trato urinário, enquanto a Nefrologia se refere ao tratamento clínico especializado no sistema urinário. Resumindo: o urologista é o médico que realiza as cirurgias necessárias no trato geniturinário e o nefrologista é o médico que oferece o tratamento clínico para o trato urinário. As duas especialidades são complementares, porém, não são a mesma coisa.


De todas as doenças renais que são tratadas por nefrologistas, a principal e mais conhecida delas é a insuficiência renal, que é quando a função dos rins acaba sendo comprometida e é realizada de forma insatisfatória. Essa doença pode apresentar duas variações: aguda, quando os rins param de funcionar por um tempo determinado, ou crônica, quando os rins vão parando de funcionar aos poucos, mas para sempre.


Nos casos mais graves, em que os rins param de funcionar por completo, cabe também ao nefrologista tratar dos pacientes que necessitam fazer hemodiálise ou diálise peritoneal para conseguirem sobreviver.


O nefrologista também é o médico responsável pelo tratamento das pessoas que precisam fazer o transplante de rins. Quem, de fato, realiza o processo cirúrgico para fazer o transplante, é o urologista, mas é o nefrologista que prepara o paciente antes do transplante e é responsável por cuidar dele também após a cirurgia, indicando os medicamentos que devem ser utilizados para que o órgão transplantado não seja recusado pelo organismo. Nestes casos, o nefrologista deve acompanhar o tratamento do paciente por vários anos, evitando que o rim pare de funcionar novamente.


Além dessas, outras doenças também são tratadas pelos nefrologistas. Uma delas é a Glomerulonefrites, que é a inflamação dos glomérulos que são responsáveis por produzir a urina e filtrar o sangue.


Outro caso em que também é tratado pelo nefrologista é a doença autoimune, que é quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos para as proteínas do próprio corpo, funcionando assim, de forma inapropriada.


O Nefrologista também é o médico que trata das pessoas com hipertensão arterial. Pacientes com pressão alta podem ter o funcionamento dos rins, e também de outros órgãos do corpo, prejudicados. O tratamento com um nefrologista, nestes casos, serve para evitar ou tratar doenças nos rins causadas pela elevação da pressão arterial.


Casos de Infecção urinária também são pertinentes a tratamento com nefrologistas. Esse tipo de infecção é causado, principalmente, por bactérias e pode acontecer nos rins, uretra ou bexiga.


Por fim, o nefrologista também é responsável por cuidar de pacientes com cálculo renal de repetição, alterações hidreletrolíticas e doença policística renal.


 

Nossas Unidades
Barueri
Cajamar
Carapicuíba I - Tâmara
Carapicuíba II - Inocêncio
Itapevi
  • Rua Escolástica Chaluppe,30 Centro
  • 11 3883-3373/4553-6626
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jandira
  • Av. André Vidal de Negreiros,276 Centro
  • 11 4707-2250/4789-3401
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 21h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jd. Mutinga
Osasco I - Helena Maria
Osasco II - Santo Antônio
Pq. dos Camargos
Copyrights © 2016-2019 Hospitalis - Todos os direitos reservados