Especialidades

Neurologia

A Neurologia é a área da medicina que se ocupa a efetuar o diagnóstico e também o tratamento das doenças que atingem o sistema nervoso, ou seja, dos males que afetam a região do cérebro, do tronco encefálico, do cerebelo, da medula espinhal, dos nervos e também dos outros órgãos que constituem a união neuromuscular, que são os nervos e os músculos.


O médico que é especializado nessa área é chamado de neurologista. Esse profissional é apto a investigar, estudar, diagnosticar e tratar os eventuais distúrbios neurológicos que possam acometer uma pessoa. Além disso, neurologistas também podem atuar em pesquisas relacionadas ao campo dos seus estudos. Hoje em dia, vale salientar também que já existe até mesmo a neuropediatria, que é a área da neurologia destinada para o tratamento de crianças.


Entre as patologias que podem ser tratadas pela neurologia é possível citar as cefaleias (dores de cabeça), distúrbios que podem levar o indivíduo a ter insônia, neuropatias, doenças vasculares encefálicas, epilepsias, vertigens, tonturas, doenças que são do tipo neurodegenerativas (como o Mal de Alzheimer e o Mal de Alzheimer, por exemplo) e também as neuroinfecções (como a meningite, por exemplo).


A neurologia é de importante atuação no nosso cotidiano, uma vez que a região do cérebro e o sistema nervoso são elementos importantes para o bom funcionamento do corpo humano. O fato é que, graças aos avanços da neurologia, já é possível obter um avanço significativo para o tratamento de enxaqueca, insônia, labirintite, determinados tipos de traumatismo, entre outros males. Por meio da neurologia, pacientes que sofrem com dores de cabeça ou que até mesmo sofreram algum tipo de traumatismo, podem obter um tratamento especializado.


No Brasil, para a obtenção do título de médico especialista em neurologia, é preciso que, após a graduação no curso de medicina, seja cumprido um programa de residência médica ou a realização de um estágio em alguma instituição devidamente reconhecida, bem como prestar prova aplicada pela Academia Brasileira de Neurologia.


Quando consultar um neurocirurgião


A análise do neurocirurgião é sempre muito relevante para detectar se há a necessidade da realização de um procedimento cirúrgico para sanar algumas doenças. Diante disso, o acompanhamento de alguns determinados transtornos pode ser efetuado por outros médicos especialistas, entre eles estão o neurologista propriamente dito, o reumatologista, o endocrinologista, o otorrinolaringologista, entre outros profissionais.


A neurocirurgia é dividida em áreas complementares que dizem respeito aos transtornos que visam ser tratados. Sendo assim é possível citar a neurocirurgia geral, destinada para o tratamento de infecções, cistos, tumores, hidrocefalia, entre outros.


Há também a neuro-oncologia, destinada para o tratamento de câncer, tumores.

Outro ramo da neurocirurgia que pode ser mencionado é a neurovascular, responsável por tratar de aneurismas, AVCs, deformações arteriovenosas, cavernomas, entre outras.


A consulta a um neurocirurgião deve ser efetuada aos indícios de problemas relacionados com no sistema nervoso. Sendo assim, quando houver sucessivas dores de cabeça, bem como tonturas, dificuldade para dormir, dores nas costas, até mesmo alterações de humor, entre outros problemas, é pertinente buscar o auxílio desse profissional.


 

Nossas Unidades
Barueri
Cajamar
Carapicuíba I - Tâmara
Carapicuíba II - Inocêncio
Itapevi
  • Rua Escolástica Chaluppe,30 Centro
  • 11 3883-3373/4553-6626
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jandira
  • Av. André Vidal de Negreiros,276 Centro
  • 11 4707-2250/4789-3401
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 21h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jd. Mutinga
Osasco I - Helena Maria
Osasco II - Santo Antônio
Pq. dos Camargos
Copyrights © 2016-2019 Hospitalis - Todos os direitos reservados