Especialidades

Ortopedia

ORTOPEDIA


A ortopedia é uma área muito importante da medicina moderna e é especializada na deformidade e no tratamento de doenças humanas nas nos músculos, ossos, ligamentos e articulações, ou seja, em todo o sistema locomotor humano.


No Brasil, além da ortopedia, os médicos especializados nesta área também são considerados especialistas em traumatologia. Por isso, a ortopedia também é imprescindível para quem sofre acidentes ou acaba sofrendo de dores ao praticar atividades físicas ou até normais do cotidiano, como caminhar e subir escadas.


Um médico especializado em ortopedia é responsável por atender e realizar a consulta com os pacientes, coletar dados e solicitar exames para melhor diagnosticar o problema. Os exames podem ser de raio-x, ressonância magnética, ultrassom, tomografia ou até exames de sangue. Também poderão solicitar testes para verificar a força e como é o funcionamento do corpo em situações de estresse.


O ortopedista ainda deve indicar os tratamentos possíveis e receitar medicamentos, como por exemplo, comprimidos para dor, pomadas ou terapias. Além disso, o ortopedista deve informar quais são os cuidados que deverão ser tomados durante este período.


Os consultórios de ortopedia podem estar presentes em hospitais, onde a infraestrutura agiliza o diagnóstico e facilita o tratamento, ou ainda em clínicas particulares e consultórios especializados. Alguns clubes e instituições voltadas para a prática de atividades físicas profissionais ou não, de todas as áreas também costumam contar com médicos ortopedistas para garantir o atendimento rápido e completo sempre que for necessário.


Entre as principais doenças tratadas por ortopedistas podemos citar:


* Fraturas

* lesões nos ligamentos

* síndrome do túnel de carpo

* sinovite transitória

* epifisiólise



Áreas de atuação da Ortopedia


Uma das áreas mais atendidas pela ortopedia é a de esportes, já que atletas estão constantemente sofrendo de lesões que envolvem o sistema esquelético e muscular. Em alguns casos, o médico poderá indicar a fisioterapia para o tratamento e em casos mais graves somente a cirurgia poderá corrigir o problema.


Os ortopedistas estão sempre em busca de garantir uma melhor mobilidade e saúde e, portanto, são os profissionais mais indicados para serem procurados em caso de dores ou dificuldades de se locomover.


Pessoas que sofrem acidentes ou lesões que prejudiquem o bom funcionamento dos músculos, ossos ou articulações também devem se consultar com um ortopedista para verificar que tipo de tratamento deve ser realizado.


Além da área de esportes, os ortopedistas podem se especializar nas seguintes áreas:


* Cirurgia de mãos

* Cirurgia de quadril

* Cirurgia de joelho

* Cirurgia de Ombro e cotovelo

* Cirurgia de pés

* Traumatologia Ortopédica

 

Muitas vezes, não nos damos conta do quanto as dores que sentimos todos os dias são importantes e que revelam um problema mais grave. Inúmeras pessoas sofrem de problemas nas articulações e não procuram por um médico ortopedista por falta de conhecimento.


A ortepedia não tem idade. Idosos são mais comumente afetados, resultado do desgaste de articulações e ossos, mas jovens adultos, adolescentes e até crianças podem ter problemas em seu sistema musculoesquelético que podem ser curados e corridos, com terapias, fisioterapias, medicamentos ou até cirurgias.


Nossas Unidades
Barueri
Cajamar
Carapicuíba I - Tâmara
Carapicuíba II - Inocêncio
Itapevi
  • Rua Escolástica Chaluppe,30 Centro
  • 11 3883-3373/4553-6626
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jandira
  • Av. André Vidal de Negreiros,276 Centro
  • 11 4707-2250/4789-3401
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 21h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jd. Mutinga
Osasco I - Helena Maria
Osasco II - Santo Antônio
Pq. dos Camargos
Copyrights © 2016-2019 Hospitalis - Todos os direitos reservados