Especialidades

Psicologia

A psicologia é uma palavra de origem grega e o seu significado pode ser desmembrado em “psique”, que significa alma, e “logos”, que quer dizer estudo, conhecimento.


Definindo a psicologia de forma mais precisa, é possível afirmar que ela é a ciência que se ocupa com a análise e o estudo do comportamento, envolvendo tudo que diz respeito às suas motivações e também ações, englobando nesse aspecto as emoções, bem como as atitudes diante das situações impostas pelo dia a dia. Nesse aspecto, é possível afirmar que, na psicologia, o corpo e a mente são estudados de forma conjunta, não como dois elementos distintos e separados. Sendo assim, em determinados casos, a psicologia pode atuar integrada em outras áreas, tais como a sociologia, a antropologia, a pedagogia, entre outras.


O profissional que atua na área é conhecido como psicólogo. Esse profissional tem o intuito de efetuar uma melhor compreensão do pensamento e das atitudes dos indivíduos que contam com alguma espécie de transtorno de cunho psicológico. Para cumprir tal intento, o psicólogo é um profissional que faz uso de métodos e processos que podem ser comparativos e também analíticos. A meta final do psicólogo é assegurar a saúde mental do indivíduo para que este tenha a possibilidade de manter uma vida saudável e plena. A resolução dos transtornos psicológicos implica em promover uma situação mais saudável de relacionamento com a família, amigos, colegas de trabalho e também consigo mesmo, levando em consideração os seus pensamentos, anseios e as suas emoções.


A psicologia, ao longo do tempo, foi evoluindo na tentativa de compreender e identificar o comportamento humano. Nesse processo já surgiram vários sistemas e métodos na psicologia. Sendo assim, é possível citar algumas teorias que ao longo dos anos ganharam muito destaque e até hoje são temas de debates e pesquisas, tais como a teoria behaviorista, a estruturalista, a Gestalt, a psicologia transpessoal, a psicologia analítica, a psicologia psicanalítica, entre outras. Cada uma delas contam com bases teóricas sólidas na tentativa de compreender como as pessoas se relacionam com elas e também com o mundo.


As áreas de atuação da psicologia


A Psicologia, por tratar de algo tão vasto quanto o comportamento e as emoções humanas, se ocupa hoje em dia com uma vasta gama de campos e áreas de estudo. Uma delas é a psicologia hospitalar, voltada para o trabalho em hospitais e tem como objetivo oferecer suporte e acolhimento ao sofrimento do indivíduo quando este adoece, a fim de que o mesmo passe por este processo da melhor maneira possível. Aplicando técnicas como gestão psicológica e também algumas técnicas de gestão, muito semelhante ao que é detectado na Psicologia Organizacional. O psicólogo Hospitalar trabalha junto com a equipe multidisciplinar, visando o indivíduo como um todo, a mente e o corpo. Este atua em ambulatório, internação, UTI, pronto-socorro, enfermarias e etc.



O psicólogo que atua nessa área (Psicologia Organizacional) pode trabalhar em empresas de grande, médio ou até pequeno porte. A função dele, nesse caso, é efetuar o recrutamento de candidatos ao trabalho, analisar o perfil, as aptidões, bem como promover treinamentos e dinâmicas de interação entre os funcionários.


Outra área

Também é possível mencionar a área da psicologia social, voltada para a atuação em Organizações Não Governamentais, bem como para pesquisas destinadas a compreender o comportamento dos indivíduos e a cultura e a sociedade que o cercam.


Ou seja, os campos e estudos da psicologia são bastante amplos e denotam muita importância para a sociedade como um todo.


 

Nossas Unidades
Barueri
Cajamar
Carapicuíba I - Tâmara
Carapicuíba II - Inocêncio
Itapevi
  • Rua Escolástica Chaluppe,30 Centro
  • 11 3883-3373/4553-6626
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jandira
  • Av. André Vidal de Negreiros,276 Centro
  • 11 4707-2250/4789-3401
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 21h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jd. Mutinga
Osasco I - Helena Maria
Osasco II - Santo Antônio
Pq. dos Camargos
Copyrights © 2016-2019 Hospitalis - Todos os direitos reservados