Especialidades

Urologia

A urologia é uma área específica da medicina que tem por intuito efetuar o tratamento do aparelho urinário, tanto das mulheres quanto dos pacientes homens. Os médicos especializados nessa área são chamados de urologistas. Eles estão aptos a efetuar tratamentos e diagnósticos de pessoas que possuem problemas urológicos. Nesse caso, é possível afirmar que o médico urologista se ocupa no estudo e no trato de órgãos como os rins, uretra, bexiga urinária, bem como dos órgãos que constituem o sistema reprodutor masculino, tais como a próstata, testículos, vesículas seminais, epidídimo, entre outros.


O médico que atua como urologista, de uma forma geral, está apto para atender os seus pacientes em consultório, bem como efetuar o acompanhamento de pacientes que estão internados e também, caso necessário, realizar cirurgias e efetuar exames diagnósticos. Normalmente o médico especializado em urologia adota um relevante papel no procedimento de exames preventivos e check-up para os pacientes do sexo masculino. Visto que o médico urologista tem seus estudos voltados para diagnosticar e tratar dos possíveis transtornos que venham a afetar os rins, ureteres, a bexiga, a uretra, próstata, adrenais, testículos, epidídimos e pênis. Um exemplo disso, é que o médico urologista é um importante aliado para informar acerca do câncer de próstata.


É importante salientar também que, ainda que muitos considerem popularmente o urologista como um médico voltado para pacientes masculinos, vale destacar também que esse profissional também exerce importante atuação para tratar problemas que afetam mulheres e crianças. Como exemplo disso, a cistite, infecção urinária que é muito comum em mulheres, é também uma das doenças que pode ser devidamente tratada pelo médico urologista. Além disso, a enurese noturna, que é fazer xixi na cama e é muito comum em crianças, também é um distúrbio que pode fazer parte do campo da urologia.


A especialidade da urologia também compreende a atuação do cirurgião urológico, que está apto a realizar cirurgias de caráter minimamente invasivas, tais como as nefrectomias, as laparoscópicas, prostatectomias, entre outras. Desta maneira, a atuação hoje em dia do médico urologista adquire cada vez mais importância.


Os órgãos tratados pelo médico urologista


Os órgãos que fazem parte do foco de estudos do médico urologista são aqueles que compreendem o sistema reprodutor e o trato urinário. Entre esses órgãos é importante salientar o trato das glândulas adrenais ou suprarrenais. Tais glândulas que localizam na parte superior dos rins. Essas glândulas são essenciais para promover a produção de hormônios fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano, possibilitando o controle dos sais no corpo e também à produção de corticoides naturais que atuam em nosso corpo.


A bexiga também é outro órgão que pode ser tratado pelo médico urologista. Todo e qualquer problema existente nesse órgão é devidamente diagnosticado e tratado por esse profissional.


A próstata, glândula exclusiva dos homens, é também um dos campos de tratamento da urologia. É graças à atuação do urologista que pode ser detectado todo e qualquer problema que possa atingir esse órgão.


Rins, ureteres, vesículas seminais também fazem parte do tratamento da urologia. Diante disso é que a atuação do médico urologista ganha cada vez mais destaque.


 

Nossas Unidades
Barueri
Cajamar
Carapicuíba I - Tâmara
Carapicuíba II - Inocêncio
Itapevi
  • Rua Escolástica Chaluppe,30 Centro
  • 11 3883-3373/4553-6626
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jandira
  • Av. André Vidal de Negreiros,276 Centro
  • 11 4707-2250/4789-3401
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 21h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jd. Mutinga
Osasco I - Helena Maria
Osasco II - Santo Antônio
Pq. dos Camargos
Copyrights © 2016-2019 Hospitalis - Todos os direitos reservados