Exames

Ecodoppler

O Ecodoppler Carotídeo e Vertebral é muito importante na medicina atual. Ele corresponde a um exame que faz uso de ondas de ultrassom. Dessa maneira, por meio desse procedimento, ele torna viável uma análise mais consistente do fluxo sangue que circula nos vasos sanguíneos (veias e artérias), dessa maneira, esse exame também é conhecido como ultrassom vascular. O Edocoppler de artérias carótidas e vertebrais possibilita uma melhor avaliação de possíveis transtornos que possam estar a ocorrer na circulação, facilitando assim a prevenção e o tratamento de problemas envolvendo o coração, por exemplo.


As indicações


Esse tipo de exame é recomendado para diagnosticar e também analisar de maneira mais precisa a constituição de placas de gordura na parede das artérias, que as torna mais estreitas. Essa constituição de placas é asterosclerose.


O exame é indolor e demonstra bastante eficiência, sendo muito importante para averiguar se existe um espaço de revestimento entre as artérias. Ele é um tipo de exame que não exige por parte do paciente a realização de jejum ou algum outro procedimento especial. Diante disso, o exame está apto para diagnosticar problemas como trombose, e outros, tais como as embolias e os aneurismas, que correspondem às dilatações anormais das artérias.


Vale salientar também que esse exame é recomendado especialmente para as pessoas que estão com mais de cinquenta anos, bem como nos indivíduos que já foram vítimas de acidente cardiovascular, e também nos pacientes onde é detectado sopro na região cervical.


Pacientes que contam com algumas suspeitas de obstruções das artérias e que, por isso apresentam sintomas como tonturas, vertigens, cegueira súbita ou também derrame (AVC) podem realizar esse tipo de exame.


Como o exame é realizado


As artérias carótidas e vertebrais são de vital importância para o organismo humano, uma vez que elas são as responsáveis por possibilitar o fluxo de sangue para o cérebro. No entanto, elas também estão suscetíveis a alguns problemas, podendo ser obstruídas. Os pontos de maior incidência de placas de gordura que obstruem estas artérias estão localizados na origem da artéria vertebral e também no bulbo carotídeo, que é bifurcação das carótidas internas e externas. Por isso, o Ecodoppler é um exame essencial para detectar qualquer tipo de problema nessa região.


O Ecodoppler é realizado por meio da utilização do ultrassom e do doppler pulsado e colorido, que permitem determinar a localização e também averiguar com mais precisão a quantidade e a passagem do fluxo de sangue que ocorre nas placas asteroscleróticas.


Vale lembrar que esse exame é um procedimento que não apresenta nenhum tipo de desconforto para o paciente, bem como não é invasivo e não faz uso de nenhum tipo de raio ionizante, (raio-x, por exemplo). O tempo de duração do exame dura no máximo cerca de trinta minutos. As principais imagens obtidas pelo Ecodoppler são documentadas em papel impresso e mais tarde são analisadas pelo médico.


Graças a essa tecnologia, o exame também está apto para avaliar a qualidade das placas, bem como a quantidade de gordura, podendo assim prevenir problemas de saúdes futuros.


Nossas Unidades
Barueri
Cajamar
Carapicuíba I - Tâmara
Carapicuíba II - Inocêncio
Itapevi
  • Rua Escolástica Chaluppe,30 Centro
  • 11 3883-3373/4553-6626
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jandira
  • Av. André Vidal de Negreiros,276 Centro
  • 11 4707-2250/4789-3401
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 21h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jd. Mutinga
Osasco I - Helena Maria
Osasco II - Santo Antônio
Pq. dos Camargos
Copyrights © 2016-2019 Hospitalis - Todos os direitos reservados