Exames

Core Biopsia

Muitas são as informações disponibilizadas a respeito da prevenção do câncer de mama, certo? Existe até um mês específico para as campanhas de divulgação da importância do autoexame e da visita anual ao ginecologista: outubro rosa. Todos sabem que se trata de uma enfermidade silenciosa que, quando apresenta os primeiros sintomas, já é tarde demais para obter grande sucesso no tratamento. Se diagnosticada no início, porém, as chances são grandes. Daí a importância dos exames regulares.

 

Caso algum nódulo seja identificado no exame com as mãos e confirmado por meio dos exames de imagem, é hora de partir para um exame mais apurado para identificar se é uma alteração benigna ou maligna. Para isso, é necessário fazer uma biópsia: a Core Biópsia, que consiste na retirada de uma pequena amostra de tecido do nódulo para enviá-la a uma análise laboratorial. O médico irá indicá-la após analisar os exames de imagem, se concluir que ela se faz necessária.

 

O procedimento é realizado em laboratório, através de uma agulha grossa que é inserida na região onde se encontra o nódulo. Guiada por um aparelho de ultrassonografia, ela aspira fragmentos do tecido local. Este material será submetido à análise anatomopatológica, que determinará se trata-se de uma alteração benigna (como acúmulos de gordura, por exemplo) ou maligna (câncer de mama). O exame é 100% seguro e a paciente não necessita de internação. Os riscos de complicações são praticamente inexistentes.

 

Também não será necessária uma preparação especial da paciente para a realização do exame. Basta levar os exames de imagem que acusaram o nódulo e o pedido médico. O exame é realizado e a paciente é liberada para voltar para casa, podendo retornar normalmente às suas atividades rotineiras. Caso a atividade exercida demande força física ou movimentos contínuos, o médico poderá recomendar de 3 a 5 dias de repouso, para total recuperação da lesão de pele causada pela agulha e a aspiração.

 

Os equipamentos de hoje já contam com uma dose extra de tecnologia para que o procedimento seja o mínimo invasivo possível. O material necessário para análise é baseado em apenas pequenos fragmentos. É claro que a inserção da agulha poderá causar algum desconforto e um pequeno machucado, mas não há motivos para pânico ou preocupações, pois todo o material usado é devidamente esterilizado e você receberá todo o apoio e orientação necessários para o pós-exame.

 

É necessário conscientizar-se que se trata de um procedimento necessário para um diagnóstico mais preciso e a possibilidade de tomar as medidas cabíveis para cada caso. Caso o resultado indique uma alteração maligna, uma cirurgia, seguida por sessões de quimioterapia pode se fazer necessária. Tenha em mente que qualquer procedimento indicado pelo seu médico visa obter maiores chances de recuperar-se totalmente da doença e voltar a levar uma vida normal.

 

Um diagnóstico positivo não deve ser motivo de desespero, mas é um alerta para seguir corretamente as orientações médicas e dedicar-se inteiramente ao tratamento, sem jamais perder a fé em sua plena recuperação. Contar com o apoio de familiares e amigos também é fundamental.

 

Nossas Unidades
Barueri
Cajamar
Carapicuíba I - Tâmara
Carapicuíba II - Inocêncio
Itapevi
  • Rua Escolástica Chaluppe,30 Centro
  • 11 3883-3373/4553-6626
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jandira
  • Av. André Vidal de Negreiros,276 Centro
  • 11 4707-2250/4789-3401
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 21h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jd. Mutinga
Osasco I - Helena Maria
Osasco II - Santo Antônio
Pq. dos Camargos
Copyrights © 2016-2019 Hospitalis - Todos os direitos reservados