Ultrassom Venoso de Membros Inferiores

O ultrassom venoso de membros inferiores é um exame feito de forma não invasiva, já que para obter a avaliação da anatomia e fisiologia dos membros, assim como alterações do sistema venoso tanto superficial quanto profundo, é utilizado o método de ultrassom. Esse exame permite que sejam feitas análises dos fluxos dos vasos sanguíneos, sendo possível enxergar se existe ou não obstrução dos mesmos.


Esse ultrassom venoso de membros inferiores não dói e não precisa de nenhum preparo do paciente, assim como nenhuma recuperação, é feito com o paciente deitado ou sentado e até mesmo de pé, passando o aparelho de ultrassom pelas pernas e obtendo imagens para que seja feito o diagnóstico pelo médico especialista. É um exame indicado para uma avaliação mais profunda de varizes, trombose venosa, e também para mapear as veias em um momento pré-cirurgia de varizes, procedimento que não pode ser realizado sem o diagnóstico do ultrassom.


O ultrassom venoso de membros inferiores é resultado de uma técnica que não invade o paciente, aliada a informações sobre o paciente como fluxo sanguíneo e da tireoide para que seja possível investigar com detalhes as áreas examinadas, que com o ultrassom pode ser avaliada além do ponto de vista funcional, mas também do morfológico. Além de não ser invasivo é um método que também não utiliza radiação e não possui nenhum efeito colateral, é um exame realizado para diagnosticar possíveis cirurgias futuras, porém em sua natureza não faz nada além disso para o paciente.


O procedimento é realizado após a aplicação de um gel na área a ser examinada, para que o aparelho deslize melhor na pele do paciente e dura em média meia hora. O ultrassom venoso dos membros inferiores pode ser visto como um grande passo da medicina, já que até pouco tempo atrás o diagnóstico e o tratamento de problemas como varizes só podiam ser realizados por cirurgiões vasculares e através apenas de exames clínicos, que diziam se as varizes eram primárias ou secundárias, e isso que sugeria o tratamento que seria feito. Por isso, podemos dizer que esse método revolucionou o diagnóstico de varizes, já que é um exame não invasivo, que pode ser realizado com facilidade através de um aparelho que não é caro e traz um diagnóstico muito mais completo para o médico e para o paciente, já que com ele é possível enxergar todo o sistema venoso em tempo real.


Com o ultrassom venoso de membros inferiores os avanços nos diagnósticos foram enormes, a precisão e o aumento da eficácia de tratamentos fez com que a doença diminuísse notavelmente. Ele se tornou tão importante que hoje não se pode indicar cirurgias de varizes sem antes passar por esse exame, isso por que ele mostra também as veias que não são possíveis de serem vistas a olho nu e faz com que seja possível determinar a localização exata das veias que fazem a ponte entre o sistema venoso superficial e o profundo. O ultrassom vascular também identifica causas de formação de varizes, como a trombose e pesquisa alterações em outras partes do corpo do paciente, como o abdome, que pode gerar as varizes dos membros inferiores.


Nossas Unidades
Barueri
Cajamar
Carapicuíba I - Tâmara
Carapicuíba II - Inocêncio
Itapevi
  • Rua Escolástica Chaluppe,30 Centro
  • 11 3883-3373/4553-6626
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jandira
  • Av. André Vidal de Negreiros,276 Centro
  • 11 4707-2250/4789-3401
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 21h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jd. Mutinga
Osasco I - Helena Maria
Osasco II - Santo Antônio
Pq. dos Camargos
Copyrights © 2016-2019 Hospitalis - Todos os direitos reservados