Exames

Ultrassonografia

A ultrassonografia é um dos exames mais conhecidos hoje em dia na medicina. Também conhecido como Ecografia ou apenas Ultrassom, esse é um exame que tem o intuito de visualizar em tempo real algum órgão ou tecido do organismo humano.


A ultrassonografia pode ser efetuada por meio do paciente deitado sobre uma maca. Dessa maneira é colocada uma fina camada de gel sobre a pele dele e em seguida é posicionado o transdutor do ultrassom em cima deste gel, utilizar para isso o aparelho de acordo com as orientações de fábrica. Este aparelho de ultrassom irá gerar imagens que podem ser visualizadas e analisadas pelo médico em um computador.


A geração de imagens é obtida porque o transdutor é capaz de emitir ondas sonoras de frequência elevada, mas inaudíveis para os ouvidos humanos. Tais ondas estão na ordem dos dois milhões a vinte milhões de hertz.


Uma vez que cada órgão ou tecido humano conta com textura e densidade diferenciada, as imagens geradas por ele podem ser captadas em um monitor ou congeladas em fotografias.


Vale salientar que a ecografia é um exame completamente indolor e não acarreta em nenhum desconforto para o paciente. De uma forma geral ele não exige preparo prévio por parte do paciente e, apenas em determinados casos, pode exigir jejum.


As indicações da ultrassonografia


A ultrassonografia é de grande relevância para gestantes, uma vez que esse tipo de exame apresenta todas as capacidades de avaliar de forma precisa o desenvolvimento do feto, indicando desde o sexo do bebê até mesmo algum possível transtorno de saúde.


Esse exame também é recomendado para efetuar o diagnóstico preciso de doenças localizadas na região do útero, ovários e também das trompas. Além disso, a ecografia possibilita uma melhor visualização de outros tecidos, tais como músculos, nervos e articulações.


É importante destacar também que o exame de ultrassom deve ser efetuado em um laboratório regularizado, que conta com todos os requisitos de higiene atendidos e também a presença de profissionais aptos para a realização do referido exame.


Os tipos de ultrassonografia


O exame de ultrassom conta com finalidades específicas, por isso, existem tipos distintos de ecografia, destinados para diferentes objetivos. Uma delas é a ultrassonografia, que para as mulheres é muito importante para efetuar uma melhor análise do útero, trompas e ovários. Além disso, a ultrassonografia pélvica, para os homens, é utilizada para averiguar o estado da próstata e bexiga.


Há também a ultrassonografia de abdômen. Essa exige um jejum prévio e é bastante útil para efetuar a análise de rins, fígados, bexiga, pâncreas e fígado.


A ultrassonografia das mamas também constitui hoje em dia em um importante exame de diagnóstico. Graças a ela é possível aferir se há presença de lesões mamárias e outros possíveis problemas.


Outro tipo de ultrassonografia é a de tireoide. Por meio dela, o médico pode efetuar um diagnóstico preciso sobre a tireoide e o seu fluxo sanguíneo. Além disso, há também a ultrassonografia das articulações, bastante eficiente para avaliar transtornos como artrites, por exemplo.


A ecografia é atualmente um exame bastante preciso e pode facilitar o tratamento de muitas doenças.


Nossas Unidades
Barueri
Cajamar
Carapicuíba I - Tâmara
Carapicuíba II - Inocêncio
Itapevi
  • Rua Escolástica Chaluppe,30 Centro
  • 11 3883-3373/4553-6626
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 18h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jandira
  • Av. André Vidal de Negreiros,276 Centro
  • 11 4707-2250/4789-3401
  • Atendimento Seg a Sex: 8h às 21h Sábados: 8h às 12h
  • Saiba mais
  • Agendar consulta
Jd. Mutinga
Osasco I - Helena Maria
Osasco II - Santo Antônio
Pq. dos Camargos
Copyrights © 2016-2019 Hospitalis - Todos os direitos reservados