Hospitalis

CIRURGIA VASCULAR

A cirurgia vascular, também conhecida como ‘angiologia’, é uma especialidade medicinal responsável pela operação de vasos sanguíneos (compostos por veias e artérias) ou linfáticos. Sendo assim, a cirurgia vascular pode ser utilizada tanto para o tratamento como para a prevenção e diagnóstico de patologias em geral que afetem os vasos sanguíneos, vasos linfáticos ou o sistema circulatório do paciente. 

A seguir, confira quais são as principais doenças que podem necessitar de intervenção cirúrgica vascular. 

Basicamente, aneurismas, varizes e até mesmo enfermidades mais sérias, como trombose ou aterosclerose podem necessitar de cirurgia vascular. 

A cirurgia vascular pode ser feita de duas diferentes formas: pelo interior de artérias e veias, o que é possível por meio da utilização de stents e cateteres; ou por meio de incisões externas, sendo estas mais básicas e convencionais. 

A seguir, confira quais são as enfermidades que podem necessitar de cirurgia vascular para diagnóstico, prevenção ou tratamento. 

Saiba mais

A trombose, também conhecida como tromboflebite profunda ou apenas como flebite, consiste em uma doença que se manifesta dentro de veias coaguladas. 

A trombose é um distúrbio que ocorre nas veias das pernas em mais de 90% dos casos. Ela se manifesta quando o organismo gera trombos sem motivo algum. Esses trombos podem ser gerados naturalmente para que o organismo se proteja em casos de sangramento. Mas, quando a trombose ocorre, ela é causada por um distúrbio – uma vez que os trombos são formados sem razão alguma, ou seja, sem que tenham ocorrido tais sangramentos. 

A aterosclerose ocorre quando cálcio, gordura e demais elementos se acumulam nas paredes arteriais. Isso faz com que o vaso se estreite de modo que a sua capacidade de irrigação sanguínea diminua gradativamente. 

A enfermidade deve ser tratada por meio de cirurgia vascular logo depois de diagnosticada. Caso o tratamento não seja realizado, ela pode resultar em AVC, morte súbita ou infarto fulminante. 

A aneurisma é uma doença que ocorre quando as artérias se dilatam de modo anormal. Geralmente, ela é decorrente de outras patologias, como infecções, inflamações, processos degenerativos ou traumatismos. 

A enfermidade é silenciosa e dificilmente apresenta algum sintoma – o que a torna ainda mais perigosa. Caso não seja tratada, ela pode gerar uma hemorragia interna e resultar em morte.

A aneurisma torocoabdominal afeta, especificadamente, a artéria ‘aorta’, que é a maior de todo o corpo humano e localizada próxima ao abdômen. 

A cirurgia vascular aqui se torna ainda mais importante, uma vez que essa artéria é responsável por transportar sangue do coração para uma grande variedade de órgãos, passando pela região do abdômen e tórax. 

As varizes consistem em veias superficiais alongadas, tortuosas ou dilatadas. Elas são causadas, basicamente, pela má circulação sanguínea e afetam principalmente o público feminino. 

As varizes, geralmente, apresentam sintomas como: dor, ardência ou queimação nas pernas. Além disso, também as tornam mais inchadas. 

Para tratamento de varizes a cirurgia vascular também é realizada. Porém, é recomendado que o indivíduo adote determinados hábitos para que elas não voltem a aparecer. Alguns deles são: alimentação saudável e rica em fibras, tomar bastante água e realizar atividades físicas.