OTORRINO
Você sabe quando procurar um otorrinolaringologista?
Antes de perguntar se você sabe quando procurar, melhor perguntar se você sabe o que faz um otorrinolaringologista, certo? Bom, otorrinolaringologia é a união de três sistemas do corpo: oto = ouvido (audição e equilíbrio), rino = nariz (respiração) e laringo = garganta (fala e deglutição). Também podemos resumir como o especialista em cabeça e pescoço.
Como é um nome longo, ele pode ser chamado apenas de otorrino. Se na vida adulta você nunca precisou se consultar com um, é muito possível que pelo menos uma vez na infância precisou. E, provavelmente, na terceira idade também precisará. Este especialista trata uma diversidade de doenças muito comuns e que provavelmente você já ouviu falar ou teve alguma delas, como, adenoide, alteração das pregas vocais, amigdalite, desvio de septo, distúrbios da deglutição, distúrbios do sono, faringite, labirintite, otite, paralisia facial, perfuração no tímpano, polipose nasal, rinite, sinusite e surdez.
Saiba mais
O especialista
Normalmente, o médico especialista em otorrinolaringologia é recomendado por um clínico geral, já que os sintomas de muitas destas doenças podem deixar na dúvida do que se trata. Mas nada impede de você agendar uma consulta diretamente com o otorrino.
Quando são diagnosticadas, as doenças podem ser tratadas com medicações ou cirurgias, depende da necessidade de cada caso em particular.
Para que o clínico geral precise encaminhar um paciente ao otorrino, ele precisa estar com um os mais sintomas como estes:
- Alergias
- Dor de cabeça
- Dor de ouvido ou dificuldade para ouvir
- Dor e infecção na garganta
- Dor na face
- Nariz entupido
- Problemas para dormir
- Rouquidão
- Roncos
- Sangramento ou secreção nasal
- Sangramento ou secreção no ouvido
- Pigarro
- Tontura
- Tosse
- Zumbido
Mas não se preocupe, se você tem algum destes sintomas de forma isolada ou esporádica, não necessariamente significa que você tem alguma doença. Alguns sintomas (que podem não significar nada), são tão sutis que acompanham a pessoa a vida inteira, sem que incomode o suficiente para ela querer ir ao médico resolver.
Rinite e irritações
Um exemplo do que acomete muitas pessoas que vivem em lugares úmidos ou empoeirados é a rinite e irritações no sistema respiratório, no entanto, existe a possibilidade de todos estes sintomas desaparecerem se a pessoa mudar daquele local. Quem sofre com essa sensibilidade percebe drasticamente a mudança na qualidade da sua respiração quando permanece em um local adequado, sem umidade ou muita poeira.
Assim também acontece com outros sintomas, como um pigarro ou uma tosse isolados por algum motivo passageiro. Outra razão que faz as pessoas procurarem o otorrino é para realizar cirurgias plásticas, de correção ou reconstrução, como cirurgia de nariz, lábio leporino e orelhas. Também é procurado para realizar a remoção de amídalas e diversos outros tipos de cirurgias, na busca do bem-estar e da qualidade de vida, afinal, sem saúde não podemos aproveitar tudo o que a vida tem a oferecer, não é mesmo?
É importante estar sempre atento aos sinais do seu corpo para saber identificar quando algo diferente aparecer ou acontecer com você. Agora, você já sabe quando deve procurar um profissional em otorrinolaringologia.