Hospitalis

PROCTOLOGIA

A proctologia é a especialidade que trabalha com o diagnóstico e tratamento de doenças que ocorrem no aparelho digestivo, cólon, reto e ânus. 

Conheça a etimologia da palavra:

• Colo: é o significa a parte do intestino grosso entre o íleo e o reto.

• Procto: significa ânus e reto.

• Logia: estudo, ciência. 

A área de proctologia aparenta ser recente, mas tem histórico documentado há mais de 5 mil anos. A especialidade é reconhecida pela Associação Médica Brasileira e pelo Conselho Federal de Medicina e Sociedade Brasileira de Coloproctologia. 

O profissional possui formação avançada em problemas no intestino e treinamento em cirurgia geral. John Ardene é considerado o pai na proctologia, afinal possui diversas publicações nessa área. A mais importante é uma relacionada à fístula anal.

O proctologista faz exames clínicos gerais, além do toque retal para examinar possíveis anormalidades na parede do reto e ânus. Existem aparelhos como anuscópios e retossigmoidoscopia para o mesmo fim. Outro procedimento para exames e intervenções é a videocolonoscopia, no qual é introduzido no intestino, por meio do ânus, um fino tubo flexível com uma câmera na extremidade. O objetivo é visualizar todo o intestino grosso até a junção dele com o delgado.

Saiba mais

O proctologista é indicado para as seguintes doenças: hemorragias, abscessos perianais, fissuras anais, fístulas perianais, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, incontinência anal, lesões pós-cirúrgica do ânus, tumores benignos e malignos no intestino grosso, delgado e reto, doenças intestinais inflamatórias, doença diverticular do intestino, entre outras. 

Os tratamentos e as cirurgias para doenças na área intestinal e anal evoluíram muito com o tempo. São minimamente invasivas como o THD, procedimento cirúrgico feito para o tratamento de hemorroidas. O pós-operatório é mais tranquilo e com menos dores.

As hemorroidas, por exemplo, são patologias comuns e podem ser prevenidas evitando alimentos picantes e fortes, exercícios que forcem o abdômen e também recomenda-se a manutenção do peso.

Outra cirurgia realizada é a laparoscópica de incisão única, também conhecida como single port, para tratar outras doenças medicinais. É feito apenas um corte na cicatriz umbilical ao invés de vários deles no abdômen. Além da vantagem estética a recuperação é mais rápida. 

É importante destacar que o proctologista não é o mesmo que urologista, por isso não cuida de problemas da próstata. O toque retal nessa área é para investigação diagnóstica e não é específica apenas para problemas na próstata.

Dessa forma é importante conhecer bem cada uma das áreas e consultar com frequência esses profissionais caso haja algum sintoma relacionado à área tratada pelo proctologista.